sábado, 27 fevereiro 2021
Fale Conosco | (24)3343-5229

Política

DP de Barra Mansa terá Núcleo de Atendimento à Mulher

14/01/2021 17:36:37

A falta de efetivo é o maior empecilho para a instalação de uma Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) em Barra Mansa. A afirmação foi feita nesta quinta-feira (14) pelo secretário estadual de Polícia Civil, Allan Turnowski, ao deputado estadual Marcelo Cabeleireiro (DC), durante uma reunião na sede da pasta, no Rio.

O parlamentar vem liderando um movimento para que a especializada seja instalada em Barra Mansa. A prefeitura já se dispôs a disponibilizar local e recursos para a construção da delegacia. Cabeleireiro, por sua vez, apresentou indicação legislativa e abaixo-assinados, além de ter solicitado o atendimento do pleito em diversas reuniões.

“É uma reivindicação da população pela qual venho lutando há anos. Sabemos que os índices de feminicídio e de violência contra a mulher são altos. O primeiro passo para que elas tenham um atendimento adequado foi dado hoje com a proposta de criação do Núcleo de Atendimento à Mulher em Barra Mansa. Posteriormente vamos implantar a Deam”, aposta o deputado.

Para a Diretora do Departamento-Geral de Polícia de Atendimento à Mulher (DGPAM), Sandra Ornellas, presente na reunião, a ideia dos núcleos, prevista na lei Maria da Penha, é ter uma capacitação e um local reservado para garantir que uma das grandes preocupações e especificidades da Delegacia de Mulheres seja cumprida: a sensibilidade no atendimento.

“Não dá para atender a mulher no balcão e ela expor tudo o que viveu. Muitas vezes são crimes sexuais terríveis para serem contados. Nesses casos pode haver uma revitimização, a vitimização institucional, e os núcleos visam minimizar essa situação,” afirmou Sandra.

Participaram também do encontro o delegado Pedro Medina, diretor-geral do Departamento de Polícia do Interior, e o assistente parlamentar Marcellos Barros de Oliveira. (Foto: Divulgação)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

18:59 Cidades