sexta-feira, 13 dezembro 2019
Fale Conosco | (24)3343-5229

Lazer

Passeio ciclístico no aniversário de Quatis

Mais de 100 pessoas são esperadas neste domingo

22/11/2019 16:22:52

Pelo menos 120 ciclistas deverão participar, neste domingo, do passeio organizado pela prefeitura de Quatis para comemorar o aniversário da cidade, neste dia 25. A saída será às 8 horas, da Praça Teixeira Brandão, e a chegada está prevista para o mesmo local. O itinerário do passeio percorrerá vários bairros da área urbana, num trajeto aproximado de dois quilômetros.

O secretário de Esporte e Lazer do Município, William Vilela, destaca que os ciclistas poderão se inscrever até momentos antes da largada. A organização recomenda que eles participem do passeio com roupas leves e levem água para o consumo próprio ao longo do trajeto. Durante a concentração, na Praça Teixeira Brandão, a secretaria de vai oferecer frutas aos participantes. Não há faixa etária previamente estabelecida para a participação.

- Da criança ao idoso, todos poderão participar. O nosso objetivo é reunir o maior número possível de ciclistas visando comemorar o aniversário de Quatis com muitas e muitas pedaladas. Na montagem do trajeto, tivemos a preocupação de inserir tanto bairros da área central, quanto os bairros da região situada acima da linha férrea. Assim, inúmeras comunidades poderão testemunhar essa homenagem que vamos fazer ao nosso município – disse.

SHOWS – A festa de aniversário também terá música, com shows de atrações regionais a partir desta sexta-feira. Às 18 horas, haverá show gospel e, depois, às 20h, forró com Isaac Ferraz. No sábado, show de pop rock com a banda HandMade, às 20 horas, e sertanejo com Joyce Sophie, a partir das 22h. O domingo terá forró com a banda Sol de Verão, a partir das 17 horas, e pagode com a banda Nosso Lema, a partir das 20h.

MISSA – Já na segunda-feira missa em ação de graças vai celebrar o aniversário de Quatis, a partir das 8 horas, na igreja matriz de Nossa Senhora do Rosário, no Centro. A celebração será do padre Gildo Nogueira Gomes, pároco da cidade.

A escolha da matriz para a celebração da missa em ação de graças pelo aniversário tem também significado simbólico. A igreja foi um dos marcos iniciais do então povoado que deu origem à cidade.

Precisamente no ano de 1832, o fazendeiro Faustino Pinheiro de Araújo e a sua esposa Gertrudes Maria de Jesus doaram parte das suas terras para a construção de uma capela em homenagem à Nossa Senhora do Rosário, “e para as pessoas que, na encruzilhada de Quatis, desejassem levantar suas moradias e casas de comércio”, conforme se encontra registrado no documento “Resumo do Histórico-Biográfico dos Bairros e Logradouros Públicos do Distrito Sede do Município de Quatis-RJ”, elaborado por uma comissão pró-memória da cidade.       

A partir desta doação de terras, Quatis começou a se expandir, tornando-se posteriormente distrito de Barra Mansa, da qual se emancipou em 1991. O mesmo documento desta comissão pró-memória relembra a origem do nome Quatis. Essa denominação, segundo palavras do documento, resulta da abundância de quati – espécie de pequeno mamífero carnívoro que existia na região. (Foto: Divulgação)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

13:30 Política