quinta-feira, 22 outubro 2020
Fale Conosco | (24)3343-5229

Estado

PF deflagra operação em Magé contra desvio de verbas na saúde

24/09/2020 07:15:10

A Polícia Federal deflagrou agora de manhã a Operação Garrote, com o objetivo de investigar o desvio de verbas do SUS estimado em mais de R$ 9 milhões. As investigações, iniciadas em junho de 2020 e conduzidas pela Delegacia de Polícia Federal em Niterói, com o apoio do Departamento Nacional de Auditoria do SUS, apontaram que um laboratório teria sido contratado fraudulentamente pela prefeitura de Magé para a execução de exames laboratoriais. Na contratação foram identificadas diversas irregularidades, como o direcionamento da escolha do próprio laboratório, além de fraudes nos processos de chamamento público e nos de execução.

Há indícios da participação de pessoas ligadas à Secretaria Municipal de Saúde e também de um vereador de Magé, que seria o real proprietário do referido laboratório.

Aproximadamente 40 policiais federais cumprem dois mandados de prisão temporária e sete mandados de busca e apreensão, inclusive na Secretaria Municipal de Saúde, no laboratório e em outros endereços vinculados aos investigados. Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.

Na operação são investigados os crimes de dispensa ilegal de licitação, fraude em licitação, peculato, falsidade ideológica e organização criminosa. O nome da operação faz alusão ao procedimento para estancar sangramentos.

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

08:57 Nacional