quarta-feira, 21 outubro 2020
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cultura

Podcast criado por professores de teatro de VR difunde arte e cultura na região

19/09/2020 08:41:09

O podcast “Entre Palcos”, criado pelos professores de teatro de Volta Redonda Marco Guedes, Isabel Passos e Fábio Matieli, foi lançado na noite da última terça-feira (15). O objetivo do podcast é difundir a cultura e a arte na Região Sul Fluminense. Os professores ministram aulas no grupo Coletivo Vertente, que conta com a parceria do produtor Tiago Silva. Confira o podcast clicando no link do vídeo no canal do YouTube do Entre Palcos: https://www.youtube.com/watch?v=evuFcu9ECoE

O tema escolhido para o episódio de estreia foi "Os Teatros Existentes na Cidade", onde os professores fizeram uma apresentação contendo um breve histórico e curiosidades sobre cada um destes lugares. "O podcast conta também com um debate, feito através de um questionário online, sobre como a realidade socieconômica da cidade interfere no público que frequenta estes locais. Está imperdível”, ressalta o professor Marco Guedes.

Marco acrescenta ainda que, no ínicio, quando foi iniciado o projeto, o objetivo era apresentar os teatros existentes na cidade de Volta redonda, mas na medida que foram desenvolvendo melhor o projeto, perceberam a importância dele para a cultura não só de Volta Redonda, como também da região. "Existem muitas atividades gratuitas voltadas à população que são quase desconhecidas e com essa divulgação, esses lugares seriam cada vez mais frequentados, fazendo com que a nossa cultura local cresça e seja valorizada ainda mais", enfatizou.

A professora Isabel Passos destacou o prazer de participar do podcast e lembrou da importância em divulgar os espaços teatrais disponíveis na cidade que muitas vezes carecem de divulgação. "Percebo, ainda mais como professora e coordenadora do Coletivo Vertente, a falta que a divulgação faz, pois a nossa cultura local acaba não tendo a devida importância que devia ter. Neste sentido, o edital da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro foi essencial para a confecção deste primeiro episódio. Aguardamos novas parcerias que nos permita criar muito mais conteúdo voltados para cultura da cidade", disse.

Por fim, o professor Fábio Matieli lembrou que o projeto do podcast Entre Palcos nasceu da vontade de conhecer efetivamente cada espaço de cultura em Volta Redonda, e também de conhecer a forma como eles são vistos e frequentados pela população da cidade, em uma tentativa de mapear o trânsito cultural do município. "Isso nos serve de mapa e bússola pra entender o público e encaminhar os projetos do coletivo e, claro, estreitar laços, com os espaços e com pessoas que promovem cultura na cidade", concluiu.

O programa foi criado a partir do edital cultura presente nas redes, elaborado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativo do Rio de Janeiro.

 

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

12:58 Polícia