terça-feira, 25 fevereiro 2020
Fale Conosco | (24)3343-5229

Saúde

Programa antitabagismo de Resende está com inscrições abertas

Inscrições na cidade podem ser feitas neste mês

07/01/2020 16:36:06

O Programa Antitabagismo oferecido pela prefeitura de Resende está com inscrições abertas para novos grupos de apoio em 2020. As pessoas interessadas em parar de fumar podem se inscrever durante todo o mês de janeiro. Para isso, devem ligar para o telefone 3354-0363 ou ir até a sede, localizada na Rua Abílio Godoy, 127, no Paraíso, de 9h às 14h.

 Os primeiros grupos do programa formados no ano estão previstos para começar na segunda semana de fevereiro. No ato da inscrição devem ser informados o nome e um telefone de contato, para que os profissionais retornem no fim de janeiro para apontar os locais de tratamento.

Os encontros são realizados nos três polos fixos: na sede, no bairro Paraíso, todas as quintas-feiras, às 18h; no Posto do Estado, às terças-feiras, no mesmo horário, e na AMCHA Cidade Alegria, aos sábados, às 9h. O tratamento dura em média três meses, podendo se estender até um ano.

Segundo a coordenação do programa, geralmente são feitos cinco encontros semanais, sendo o primeiro a anamnese, uma entrevista para avaliar o histórico de saúde e o grau de dependência de cada participante.  

Também são realizadas quatro sessões estruturadas com material de apoio do Inca (Instituto Nacional do Câncer) e, posteriormente, oito sessões de manutenções quinzenais até a alta do paciente. Os grupos são organizados com apoio de profissionais de saúde das unidades envolvidas, como enfermeiros, médicos, agentes comunitários e psicólogos.

- Com o programa é possível diminuir os fatores de riscos para adoecimentos e desenvolvimento de doenças cardíacas, pulmonares, vasculares e diversos cânceres – lembra Alessandra Clumem, coordenadora do programa.

Ela também ressaltou os benefícios que uma pessoa consegue quando para de fumar. “ Os benefícios são à curto e longo prazos. Já nas primeiras semanas sem o uso do tabaco, recupera-se o olfato, paladar, melhora a respiração e a resposta aos tratamentos de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes”. (Foto: Divulgação)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

21:47 Cidades