sexta-feira, 22 janeiro 2021
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cidades

Volta Redonda realiza mais uma etapa da campanha de vacinação antirrábica

28/11/2020 09:44:09

Será realizada neste sábado (28) a quarta etapa da Campanha Municipal Contra a Raiva Animal, promovida pela prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Serão montados 11 postos de vacinação que funcionarão das 8h às 17 horas. Dessa vez, as vacinas serão disponibilizadas na Escola Municipal Amaral Peixoto, que fica no Retiro II e nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Retiro I e III, Açude I e II, Vila Mury, Vila Brasília, Belo Horizonte, Mariana Torres, Belmonte e Padre Josimo.

No terceiro dia de vacinação, que aconteceu no último sábado, dia 07, o número de animais ficou abaixo do esperado. A estimativa, de acordo com a Vigilância Ambiental da SMS, que organiza a campanha, era de vacinar 5.575 animais (4.419 cães e 984 gatos) e foram vacinados 5.403 animais no total, o que equivale a 81,8% de cães e 18,2% de gatos, com um decréscimo de -10,5% de animais imunizados.

No segundo sábado houve um decréscimo em quase todos os postos, totalizando -5,1% em comparação com a última campanha. Já no primeiro dia de imunização foi registrado um aumento de 12,8% de animais vacinados em comparação com a campanha de 2018, superando as expectativas da Vigilância Ambiental. Para o próximo sábado a meta é vacinar 6 mil animais aproximadamente.

A coordenadora da Vigilância Ambiental do município, Janaína Soledad, explica que a vacina antirrábica é essencial para manter o animal de estimação protegido contra a doença. “Levar os animais para vacinar é uma demonstração de carinho. Além disso, o dono do animal também está se protegendo, já que a raiva é transmissível para o ser humano”, disse Janaína.

Até agora já foram vacinados 13.319 animais, o que representa 65%% do total geral da meta que é de imunizar aproximadamente 22 mil animais, entre cães e gatos. O número total de animais em Volta Redonda com indicação para vacina é de 25 mil cães e 2.500 gatos. O objetivo é imunizar 75% deste público.

Para a segurança dos profissionais e da população, todos os protocolos de prevenção estão sendo seguidos. Só será permitida a entrada e vacinação de um animal por vez e os responsáveis deverão estar usando máscara. Além disso, não serão vacinados animais levados por crianças, sem o acompanhamento de um responsável. A vacina também não poderá ser disponibilizada ao tutor para vacinação posterior dos animais, por questões técnicas. Serão vacinados os animais maiores de 90 dias e, apesar de não haver contraindicação, não serão vacinados animais em período de gestação ou lactantes.

Esse ano, os postos de vacinação foram ampliados, de 36 para 50, a fim de evitar aglomerações. Além disso, eles foram distribuídos em cinco sábados, de acordo com áreas geográficas do município para atender melhor a população.

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

08:16 Cidades