sexta-feira, 18 junho 2021
Fale Conosco | (24)3343-5229

Especiais

Como economizar na hora de fazer compras

11/05/2021 19:52:26

A ideia de economizar é sempre bem-vinda, até mesmo em situações mais cômodas financeiramente. Quando se trata de momentos de crise, essa ideia se torna mais importante ainda. Afinal, um cenário desfavorável e instável para as finanças causa medo em qualquer um.

Poder poupar dinheiro é uma forma de estar mais preparado para passar por momentos difíceis com mais tranquilidade financeira. O que pouca gente sabe é que é possível economizar com atitudes simples do dia a dia que resultam em uma diferença expressiva de gastos no final do mês.

Seja comprando em uma loja virtual, nas compras de supermercado ou em qualquer outro comércio, é sempre possível optar por menores preços e economizar em vários produtos. 

Com a pandemia de 2020, a situação financeira dos brasileiros ficou ainda mais crítica e muitas pessoas passaram a controlar os gastos com mais constância. 

Além disso, a alta dos preços devido à pandemia do Coronavírus é outro fator que influenciou e dificultou a economia das pessoas. De acordo com dados do IBGE, o preço dos alimentos subiu 15% no país desde o início da pandemia.

Pensando nisso, separamos algumas dicas valiosas que irão te ajudar a economizar nas compras e finalizar o mês e o ano com saldo positivo.

Utilize aplicativos a seu favor

Atualmente o mercado possui inúmeros aplicativos que prometem te ajudar na hora das compras, seja para se organizar ou para o mais importante que é economizar. 

Utilizar esses aplicativos como aliados é uma forma de poupar gastos e escolher produtos que estão mais acessíveis. Há alguns apps que ajudam a comparar preços de diversas lojas e lugares, encontrar as melhores ofertas e também te mostrar promoções de produtos ou serviços que você deseja.

Seja em passagens aéreas, marketplaces ou uma loja virtual, esses aplicativos conseguem analisar os preços de inúmeros e-commerces e serviços disponíveis. Os principais e mais populares são o Zoom e o Buscapé, ambos gratuitos.

Zoom: Com esse app você tem auxílio no processo de compra, acesso a dicas e informações sobre os produtos que estão à venda, o histórico de preços e consegue analisar o melhor momento para efetuar a compra.

Além disso, o usuário consegue cadastrar inúmeros produtos que possui interesse e ser avisado quando houver uma promoção ou queda do preço por meio de notificações no celular ou alerta via e-mail.

Buscapé: Muito parecido com o Zoom, o app Buscapé é mais uma opção para comparação de preços e para encontrar as melhores ofertas do mercado. Você também consegue analisar as avaliações do produto e localizar as lojas mais perto de você.

Como economizar na hora de fazer compras

Faça orçamentos

Fazer orçamentos em diversos lugares te ajuda a ter uma visão maior sobre a faixa de preço de cada produto e escolher a melhor oferta. Muitos produtos que possuem um preço X em determinado lugar pode variar o custo para outros lugares.

Em alguns casos específicos como passagens aéreas, serviços de hotelaria, roupas e acessórios, os preços podem ser ainda mais distintos de uma marca para outra. 

Contudo, é importante sempre analisar os prós e contras de cada produto e cada marca, fazer comparações e escolher a melhor opção que caiba no seu bolso.

Faça uma lista antes de ir ao mercado

Já foi ao supermercado buscar apenas um item e acabou voltando com vários itens? Saiba que isso acontece com a maioria das pessoas que não se programam e não se planejam antes de ir às compras.

Antes de qualquer compra, seja no supermercado, no shopping ou até mesmo em uma loja virtual e e-commerce em geral, é muito importante fazer uma lista dos itens que você mais deseja e precisa para não se perder em distrações pelo caminho.

Muitas vezes a tentação a outros produtos que não estavam no plano pode prejudicar os gastos e o orçamento, resultando em um prejuízo no final do mês. Listar os objetivos principais daquela compra te ajuda a não perder o foco e a economizar com possíveis compras desnecessárias.

Aproveite as promoções

Não há forma melhor de economizar do que pagando menos em produtos que valiam um preço mais alto. Além disso, não há quem resista a uma boa promoção e perca essa oportunidade, pois os produtos parecem se tornar ainda mais atrativos com reajuste dos preços.

No caso dos supermercados, as promoções costumam acontecer em determinados dias específicos e são uma oportunidade de comprar alguns produtos com menor preço. Carnes, hortifruti e produtos de limpeza são alguns exemplos que entram na promoção com frequência.

Para quem é adepto ao comércio digital e compra em alguma loja virtual, a dica é sempre estar de olho nas redes sociais de cada e-commerce e acompanhar as promoções divulgadas. 

Em alguns casos, é possível utilizar cupons de desconto que são disponibilizados no perfil do Instagram da loja e economizar nas compras online.

 Como economizar na hora de fazer compras

Faça compras online

Hoje em dia o e-commerce possui uma infinidade de opções de loja virtual, plataformas de venda e marketplaces. Com a alta demanda do comércio digital, as ofertas e promoções são muito maiores do que no comércio físico e você consegue economizar em vários produtos.

Além disso, no comércio online você pode visitar inúmeras lojas virtuais em pouco tempo e encontrar uma variedade imensa de preços, o que não seria possível no comércio físico. Segundo dados do Zoom, 78% dos usuários já afirmaram encontrar preços melhores na internet.

Compre itens de segunda mão

O ano de 2020 foi marcado por transformações também relacionadas ao comportamento do consumidor. O consumo consciente foi a pauta de destaque e continua em evidência no ano de 2021. 

Já imaginou quantos ativos poluentes seriam anulados ou reduzidos se as pessoas comprassem mais itens de segunda mão? 

Muito além das questões sustentáveis, comprar itens usados pode ser uma ótima alternativa para quem deseja consumir um item mais caro pagando muito mais barato. 

No Instagram, os brechós fazem sucesso e alguns itens como bolsas, acessórios, sapatos e até mesmo livros usados são revendidos por preços muito mais acessíveis.

Além de economizar nas compras, você estará investindo em peças que possuem histórias, contribuindo para o planeta e com chances de obter itens exclusivos.

Estabeleça um limite de gastos

O planejamento é a parte mais importante antes de fazer qualquer compra, seja com listas, orçamentos e principalmente metas com limites de gastos bem elaborados. Determinar um valor máximo para as compras te ajuda a economizar e não extrapolar nos gastos.

Antes de ir às compras, faça uma análise geral do que você realmente precisa e pesquise os preços e as promoções de cada item. Assim você conseguirá estipular um valor limite para os seus gastos que seja realista e não atrapalhe o seu orçamento final.

Conclusão

Essas foram algumas sugestões simples de como economizar nas compras e garantir o saldo positivo no final do mês. Algumas atitudes simples podem impactar no orçamento e fazer toda diferença nos gastos.

Com a pandemia do Coronavírus, economizar e conseguir manter uma reserva emergencial se tornou ainda mais importante, visto que as circunstâncias são instáveis e pode ser necessário um gasto imprevisível a qualquer momento.

Aproveite as dicas, faça um bom planejamento de gastos e esteja atento às promoções online e também offline. 

Economizar durante as compras pode ser desafiador para algumas pessoas, mas é completamente possível e mais fácil do que você pensa. Não se esqueça dos recursos tecnológicos e aplicativos que irão te ajudar nesse momento.

1/3

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

18:19 Saúde