domingo, 17 outubro 2021
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cidades

GMVR faz campanha educativa pela Semana Nacional de Trânsito

Ações de orientação vão até o próximo domingo

23/09/2021 16:00:59

A Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR) está realizando uma campanha educativa pela Semana Nacional do Trânsito, comemorada entre os dias 18 e 25 deste mês. As ações abordam o uso correto de cinto de segurança, o transporte de crianças em automóveis e também o tráfego de bicicletas nas passarelas de pedestres. A segurança no trânsito é o objetivo.  

Nesta quinta-feira (23) dois guardas municipais atuaram na passarela do Viaduto Nossa Senhora das Graças, que liga o Centro ao Aterrado, abordando ciclistas para orientar sobre a forma correta de atravessar a passarela. O ciclista deve saltar e empurrar a bicicleta durante todo percurso para evitar acidentes envolvendo os pedestres.

De acordo com o comandante da GMVR, João Batista dos Reis, a ação seguirá até o próximo domingo e vai ser realizada também na passarela que a Vila Americana ao Jardim Amália e, ainda, a passagem para pedestres da ponte Engenheiro Mário Luiz Hasek, na Voldac. “Os locais foram priorizados de acordo com as denúncias de irregularidades feitas pela população por meio da CAU (Central de Atendimento Único), pelo 156”, disse Batista.

A campanha educativa pelo uso correto do cinto de segurança e do transporte das crianças em automóveis começou na última segunda-feira (20) e também vai até o próximo domingo (26). Neste caso, a abordagem é feita por guardas municipais em sinais de trânsito. A ação é realizada nos principais centros comerciais da cidade.

CINTO – Todos os ocupantes de veículos devem usar o cinto de segurança, inclusive os passageiros do banco de trás. O uso correto prevê que o banco esteja de forma que o cinto de segurança fique sobre o ombro e nunca perto da face ou pescoço. Já o cinto abdominal deve estar acomodado sobre a região pélvica, com folga de aproximadamente três centímetros.

A GMVR lembra que, em abril deste ano, houve mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e a determinação passou a ser que todos os passageiros com menos de 10 anos, que ainda não tenham atingido 1,45m, devem ser transportados no banco traseiro do veículo, utilizando cinto de segurança, com dispositivo de retenção adequado para a sua idade, peso e altura.

O bebê conforto ou conversível deve ser usado para crianças até um ano de idade ou crianças com peso de até 13 kg. A cadeirinha deve ser usada para crianças com idade superior a 1 ano até 4 anos, ou crianças com peso entre 9 a 18 kg. O assento de elevação é para crianças com idade superior a 4 anos até 7 anos e meio. (Foto: Divulgação)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

08:10 Estado