Cultura
Sesc Paraty exibes curtas produzidos na cidade
Entrada é gratuita, mas limitada a 10 pessoas por sessão
27/01/2022 11:42:53O Polo Sociocultural Sesc Paraty estreia nesta sexta-feira (28) a exibição de dois filmes que apresentam pessoas e histórias da cidade. Os curtas-metragens “Terra sem males” e “Onde está o tambor?” serão exibidos às 16 horas na sala de cinema da unidade Santa Rita, que fica no Centro Histórico de Paraty. A entrada é gratuita, com limite de dez pessoas por sessão.
Após a estreia, os filmes seguirão na programação de cinema do Sesc Paraty, sendo exibidos às terças e quintas-feiras sempre às 15h, até o dia 3 de março, antes das sessões da Mostra Sesc de Cinema.
“Terra sem males” tem 30 minutos de duração. Realizado pelo projeto Identidades Brasilis, é o resultado em vídeo do encontro entre o cacique Agostinho (foto), da aldeia Araponga, em Paraty; cacique Cirilo Mburuvixá Tenondé, de Maquiné, Rio Grande do Sul, e o artista Xadalú Tupã Jekupé, também do Rio Grande do Sul.
Realizada em dezembro de 2020 durante a pandemia de Covid-19, a gravação dos caciques foi feita nos seus territórios pelos próprios moradores indígenas. Assim, a captação das imagens foi feita de acordo com as possibilidades de cada um dos convidados e seguindo os protocolos de prevenção à Covid-19.
“Onde está o tambor?” tem 22 minutos de duração e usa a ficção para falar da importância do jongo para o fortalecimento de laços, saberes e tradições. O curta também foi realizado pelo projeto Identidades Brasilis e produzido pelos jovens do grupo de jongo do Quilombo do Campinho da Independência, de Paraty, que assinam direção, roteiro e filmagens.
Para garantir a segurança dos visitantes, foi estabelecido limite de pessoas s por sessão e a entrada será liberada por ordem de chegada. Para entrar na unidade, é obrigatório o uso de máscaras, apresentação de comprovante de vacinação e aferição de temperatura corporal. (Foto: Divulgação)