domingo, 22 maio 2022
Fale Conosco | (24)3343-5229

Esporte

Volta Redonda tem 4 medalhistas em olímpiada de matemática

Foram ouro, prata (2) e bronze

26/01/2022 11:14:32

Cauã Quintanilha, de 13 anos, obteve medalha de ouro

Em meio a 17,7 milhões de estudantes dos ensinos Fundamental e Médio, quatro estudantes de Volta Redonda foram medalhistas na 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) – maior olimpíada científica do país, que tem como objetivos popularizar o ensino da matemática entre estudantes, identificar jovens talentosos e promover inclusão social por meio da propagação do conhecimento. Os resultados dos vencedores saíram neste mês. As provas foram realizadas no ano passado.

Medalhista de ouro, o jovem Cauã Cesar Quintanilha, de 13 anos, participou da competição como aluno do Colégio Professora Delce Horta Delgado, no Aterrado, onde cursou o 7º Ano do Ensino Fundamental no ano passado. Morador do bairro Açude II, Cauã é o exemplo que o gosto pelos números vem de família: o irmão Rian já foi medalhista na OBMEP, e a mãe, Rita de Cassia, é professora de matemática.

“Eu peguei as provas antigas para estudar. Duas questões foram mais complicadas nesta edição, as outras estavam bem razoáveis. No dia do resultado, eu tinha olhado no site cedo, mas não tinha saído o resultado ainda. Depois do almoço, vi novamente, e depois vi junto com minha mãe. Foi muito legal, eu não esperava. Acho que o mais importante é se dedicar, pegar firme e levar os estudos a sério”, contou Cauã, que sempre estudou em escolas da rede municipal e neste ano, vai cursar o 8º Ano na Escola Municipal Tocantins, no Retiro, onde o irmão já estuda.

E se o estudante está feliz com o resultado conquistado, o orgulho da mãe é enorme também. Rita de Cássia conta que tanto Cauã quanto o irmão Rian são independentes na hora de estudar. “Ajudei muito pouco, porque aqui em casa eles não gostam muito de ajuda não. Quando ele tinha dúvida, perguntava, inclusive para o irmão, que foi medalhista de bronze em 2018. Eles sempre foram muito independentes. Estamos muito felizes por mais essa conquista”, afirmou Rita.

Os jovens Estevão Silva Scali, da Escola Municipal Tocantins, e Rebeca Paulino Machado, do Colégio Municipal João XXIII, conquistaram a medalha de prata, enquanto a estudante Isadora Nunes Dias, aluna da Escola Municipal Dr. Jiulio Caruso, conseguiu a medalha de bronze.

 “Em todas as edições temos medalhistas e alunos com menções honrosas. Parabéns a esses jovens pela conquista, e às equipes de profissionais da rede que tanto se dedicam para que o ensino público de Volta Redonda sempre seja referência no país”, destacou a secretária municipal de Educação Tetê Gonçalves.

A Escola Municipal Profª Delce Horta Delgado foi premiada com um kit com material didático. A competição também concedeu menções honrosas a estudantes que tiveram um bom desempenho. Os alunos com essa conquista e que representam a rede pública de Volta Redonda são Leticia Regazi Pitassi (C.M. João XXIII); Matheus Augusto Guilarducci Gomes (E.M. Tocantins); Isabele Macario de O. Gilherme (E.M. Dr. Jiulio Caruso); Ester da Silva Reis (E.M. Tocantins); Vitoria Fagundes Araujo Santos (Colégio Profª Delce Horta Delgado); Davi Pereira Vaneli (E.M. Dr. João Paulo Pio de Abreu); Elisa Morais dos Reis (E.M. Dr. João Paulo Pio De Abreu); Júlia Lima Pontes (C.M. João XXIII); Raphael Inácio De Sousa Rosa (E.M. Dr. João Paulo Pio De Abreu); Lívia Alves Reis (C.M. João XXIII); Pablo Henrique Sena Jabour (E.M. Dr. Jiulio Caruso); Felipe Viera Nonato (C.M. João XXIII).

Os alunos premiados são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico. Os participantes recebem uma bolsa concedida pelo CNPq e têm acesso a encontros semanais (remotos durante a pandemia), onde têm a chance de aprofundar o conhecimento matemático. (Foto: Divulgação)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

15:48 Cidades